10 de mar. de 2011

Falando em arquétipo - 10 de março!



Hoje, se comemora a antiga deusa arcaica, que representa a eterna renovação da vida, que antigamente era representado pelo feminino nas suas formas de deusas tríplices. Entre elas a Deusa Al-Lat.

Celebração de Al-Lat, Elath ou Aliat, a deus árabe representando a criação da Terra. Antigamente, Al Lat era reverenciada em Meca sob a forma de um grande bloco de granito. Mulheres nuas dançavam ao redor da pedra invocando a "Senhora" e pedindo-lhe proteção e abundância. Os juramentos eram feitos em seu nome pois, como a Terra, ela era eterna e indestrutível.

Al-Lat é uma deusa  antiga, fazendo parte de uma tríade de deusas do deserto composta por Al Uzza e Menat. Al- Lat representava a terra, a frutificação e a procriação humana e animal. Al Uzza era a deusa virgem e Menat era a força do destino, a anciã senhora do tempo e da morte. O culto a Al-Lat foi abolido por Maomé, que transformou a deusa no deus Allah.

Fonte: O anuário da Grande Mãe - Mirella Faur

arquétipo* esta presente no humano, homem e mulher,  têm em si todos os temas. 
Como a Deusa Al-lat  se manifesta em você?  Você percebe a presença desse arquétipo atuando em sua vida? 
Deixe o seu comentário!!


* O termo arquétipo é originário do grego archétypos, sendo que arché quer dizer princípio, origem, causa primordial; typos significa marca, forma. Ou seja, nossa vida psíquica é regida por princípios inerentes à própria natureza da psique (Boaventure, apud Harding 1985).


 "Os arquétipos não são apenas impregnações de experiências típicas, incessantemente repetidas, mas também se comportam empiricamente como forças ou tendências à repetição das mesmas experiências. Cada vez que um arquétipo aparece em sonho, na fantasia ou na vida, ele traz consigo uma “influência” específica ou uma força que lhe confere um efeito numinoso e fascinante ou impele à ação" (JUNG, 1942, parág. 109)




Roberta Mascarenhas

Um comentário:

Graça Vieira disse...

Me sinto instigada a aproveitar o ensejo e cultivar essa força para gerar uma nova ação, da qual necessito nesse momento...